top of page

O que fazer com os filhos nas férias?

Atualizado: 1 de mai. de 2023

Como fazer nossos filhos aproveitarem bem o período das férias (chamada de "colheita do diabo" por São João Bosco), e não perder toda a educação recebida ao longo dos meses?



Mais um período de férias está chegando. Não é verdade que esse ano de 2022 passou rápido? Escutei várias pessoas inclusive falando que esse ano foi mais acelerado que o anterior. Você notou isso?

Bem, nós como pais precisamos deitar uma atenção maior nesse período que, segundo São João Bosco, é o período de misérias, "feriae miseriae"... Sim, afirmava o Fundador dos Salesianos que é nessa época que os jovens podem ficar no ócio e perder em um mês aquilo que alcançaram com esforço durante todo o ano! Por isso ele dizia que as férias podia ser a "colheita do diabo".

Na época de São João Bosco, entretanto, não existia uma triste realidade. A perda de tempo com as telas. Você já parou para analisar os dados que apontam o tempo que uma criança passa na frente de um aparelho eletrônico?


Desafios das férias em nossa época


Segundo estatísticas do IBGE deste ano de 2022, "mais da metade das crianças de 10 a 13 anos possuem celular no Brasil". E uma pesquisa ainda mais surpreendente da Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que 30% das crianças entre 4 e 6 anos têm um dispositivo móvel próprio e, ainda mais cedo que isso, na faixa dos 0 aos 3 anos, 12% também já possuem os próprios aparelhos. A mesma pesquisa esclareceu que o uso dos celulares pelos pais espelham nos filhos, desse modo o tempo que os pais gastam diante das telas influenciam diretamente no tempo dos filhos, que imitam as ações dos pais.

Ora, segundo os dados coletados das lojas online iOS App Store, Google Play e outras, o brasileiro passou, em 2021, quase cinco horas e meia por dia, em média, no celular. Isso significa que as crianças não ficaram para trás...

Não poderíamos declarar taxativamente que essas horas foram todas perdidas, mas é para examinar, sim, no que uma criança pode fazer durante todo esse tempo, em um aparelho "sem barreira" nem "fronteiras". E se São João Bosco vivesse em nossa época, não controlaria o uso indiscriminado de programas e páginas que poderiam ameaçar a integridade e educação dos jovens ao seu cuidado?

Assim, se no período escolar uma criança pode gastar tempo tempo em aplicativos, o que dizer do período das férias, com um tempo mais folgado?


Não perder o contato físico com as pessoas


Nessa facilidade tecnológica que temos com os celulares podemos também perder facilmente o contato físico com as pessoas, e julgar que uma mensagem de texto tenha a mesma influência que o ver "tête à tête". Fiquei realmente espantado quando soube que uma mãe precisava sempre enviar mensagem de celular para o filho - estando ambos em casa - chamando-o para o jantar, para não esfriar a comida... Se isso é assim no dia a dia, o que será o convívio familiar em tempos de longos feriados?

Conselhos de São João Bosco


Fica uma sugestão extraída da vida de São João Bosco em aproveitar as férias para pedir aos filhos tarefas especiais, comprometendo-os em novas ocupações como a música, o teatro, a ginástica em conjunto, passeios a locais belos e colônia de férias com boas companhias. Esse período deve ser ocupado para frutificar o aprendizado recolhido ao longo do ano, e não perdido na ociosidade em opções fáceis mas fúteis. E que, sobretudo, tenha como finalidade fortificar as virtudes, não deixando jamais para um segundo plano a vida de oração e o recolhimento para ouvir a voz de Graça, a fim de que retorne ao novo ano letivo com mais vigor espiritual e cultural!

Você não sabe por onde começar? Nós podemos lhe ajudar!

* * *

 

Em breve um Plano de Natal estará disponível para você deixar inesquecível a semana natalina de seus filhos!

Atividades diárias para os seus filhos!

192 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page