top of page
Foto do escritorArmando Ferdinando

O que dar de presente de Natal?

Atualizado: 2 de mai. de 2023

É chegado o momento de presentear nossos familiares e amigos queridos, qual escolha pode mais agradar?


Quem não se encanta em ler na biografia de Santa Teresinha a narração daquela noite luminosa de Natal, em que Jesus lhe deu um decisivo presente? Qual foi esse presente tão especial?

"Nessa noite, quando se fez fraco e sofredor por meu amor, tornou-me forte e corajosa, revestiu-me de sua armadura… Depois de sufocar minhas lágrimas, desci rapidamente a escadaria. A comprimir as batidas do coração, peguei meus sapatos, coloque-os diante do Papai, e fui tirando alegre todos os objetos, com ar feliz de uma rainha”.[...]. Senti, numa palavra, a caridade penetrar-me no coração, a necessidade de esquecer-me a mim mesma, para dar prazer, e, desde então, fui feliz!(Santa Teresinha do Menino Jesus, História de uma alma).

Santa Teresinha do Menino Jesus não avançou espiritualmente depois que desembrulhou o presente. Não foi o presente "em si" que lhe proporcionou esse avanço espiritual, mas o ambiente espiritual que seu virtuoso pai, Louis Martin, revestia essa noite.

* * *

Para nós, mais um Natal se aproxima, e começamos a pensar em qual presente podemos oferecer aos nossos familiares e amigos. Pesquisando um pouco descobri que aqui no Brasil, no Natal de 2021, os presentes mais comprados foram:

  • roupas: 61%

  • brinquedos: 37%

  • perfumes/cosméticos: 36%

  • calçados: 36%

  • acessórios: 24%

Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria a Offer Wise Pesquisas.

Confesso que procurei essa estatística julgando que o item "objetos religiosos" ou "livros" estariam bem abaixo, mas não imaginava que nem mesmo apareceriam. Ou seja, sequer estariam contemplados suas baixas porcentagens... Sei que nem toda criança estaria 100% satisfeita se encontrasse dentro da caixa de embrulho, abaixo da decorada árvore de Natal, um objeto de piedade ou apenas um livro. Contudo, se nossa sociedade valorizasse mais o "caráter sobrenatural" dos presentes e não apenas o "aspecto utilitário", tais itens estariam mais considerados. Afinal de contas seríamos muito medíocres se quiséssemos apenas que nossos familiares e amigos estivessem "bem vestidos" (61%) ou "bem perfumados" (36%). Deveríamos desejar que na Noite Santa eles estivessem também mais revestidos de belos e importantes princípios e com os aromas das virtudes, que a leitura de um bom livro ou um belo objeto religioso, por exemplo, podem facilmente conceder!

Façamos neste Natal uma experiência de unir o útil (roupas, perfumes, brinquedos e acessórios), ao caráter sobrenatural, rogando aos Reis Magos que também ofertaram os seus presentes, que nossas lembranças possam estimular o desenvolvimento espiritual, e não ser uma troca de presentes que terminam guardadas em um armário, mas que possam servir de suporte durante toda a vida!



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page