O papel da curadoria em uma editora é de tal importância que define sua identidade. Ao tomar uma obra para o seu catálogo, a editora explica ao mundo com o que se importa, já que este novo livro é também sua produção, e carrega seus ideais e suas preocupações.
Com a Fides et Ratio Edições e Ensino se dá também assim: responder como é escolhido um livro para ser editado é, portanto, o tema do artigo de hoje.
Um projeto, uma meta
A Fides et Ratio Edições e Ensino, percebendo a lacuna atual que existe nos lares pela ausência de leitura, começou a editar livros de santos – obras em sua maioria sem tradução para o português – para que a vida destes homens de Deus pudesse ser referencial para a geração hodierna.
O ideal, porém, se revestiu de um aspecto mais urgente: a criação de um núcleo de livros que pudesse ajudar os pais e professores a ensinar uma lição mais valiosa a tantas crianças que hoje só conhecem o digital e as relatividades e inseguranças que dele emanam. É para aí que caminha a Fides et Ratio Edições e Ensino, colaborando assim na construção de um país mais criterioso e mais justo.
É escolhido um livro
Assim, com essas intenções, busca-se uma obra que atenda a esses critérios. Alguns conselheiros da Fides et Ratio Edições e Ensino, que caminham há um bom tempo na formação educacional, também sugerem algumas obras em outras línguas, em sua maioria espanhol e francês, para que a diretoria faça a curadoria.
O núcleo de pessoas que faz essa seleção ainda é pequeno, mas unido: são meses de trabalho procurando uma obra que se enquadre nas características propostas e que também não possuam, de alguma forma, seus direitos cedidos a outras editoras.
Depois que a obra é selecionada, começa uma criteriosa leitura da diretoria. Ao mesmo tempo, o departamento de publicidade começa a produção de uma estratégia para sua publicação: datas de pré-estreia, lives de informação e contato com variados educadores.
Tradução e edição
Por fim, tendo sido aprovado pela diretoria, o livro vai à tradução. Essa tradução é revisada pelos membros da diretoria, a fim de confirmar se o sentido original do autor foi mantido. Depois, é a hora de enviar a tradução para a equipe de edição, que configurará a capa do livro e a sua apresentação gráfica.
O ciclo se retoma nesse momento: enquanto a obra selecionada está em produção final, busca-se uma nova peça literária. E quando a primeira volta da edição gráfica, sendo adaptadas as possíveis falhas, a segunda já pode entrar em fase da leitura criteriosa.
As obras da Fides et Ratio Edições e Ensino
Hoje, o catálogo da Fides et Ratio Edições e Ensino conta com as seguintes obras:
A Teoria da Educação nos Estados Unidos, de Albert Jay Nock.
O Mendigo de Granada, do Pe. Guilherme Hünermann.
As Virtudes Morais, armadura da vida cristã, do Pe. Garrigou-Lagrange, OP.
Como dissemos no início, estas obras revelam a identidade da editora, declarando ao mundo de hoje que uma educação criteriosa e frutuosa passa pela leitura assídua de obras responsáveis e sérias.
Comments