top of page

A armadura da vida cristã

Atualizado: 2 de mai. de 2023

A alma humana tende para Deus. Essa conversa íntima é chamada de vida interior e pressupõe o estado de graça, com a virtude da fé, até chegar na clareza da visão eterna.



Para melhor compreender, em nós, o que é essa "semente da vida eterna" (semen gloriae), é preciso considerar que da graça santificante derivam, em nossas faculdades, as virtudes infusas, teologais e morais, e também os sete dons do Espírito Santo.


O desenvolvimento dessas faculdades à luz da graça divina é um dom gratuito. É uma vida essencialmente sobrenatural, participação da vida íntima de Deus. Mais: participação na natureza divina!


Assim, a graça santificante, que começa a nos fazer viver nessa ordem superior, "supra-angélica", da vida íntima de Deus, é como um enxerto divino recebido na própria essência da nossa alma para aumentar sua vitalidade e fazê-la dar frutos não só naturais, mas também sobrenaturais, os atos meritórios que nos fazem ganhar a vida eterna.


Quando tratamos da vida interior, temos que considerar as virtudes teologais e cardeais. Mas a grande maioria das pessoas desconhecem a necessidades dessas últimas, julgando que a bom conhecimento e desenvolvimento da fé, esperança e caridade são suficientes para o aperfeiçoamento espiritual. Mas enganam-se.


Este é um assunto que tem sua importância, e que deve ser relembrado inclusive aos consagrados a Deus, que não atribuem suficiente importância às virtudes morais. Esses principiantes na vida interior, parece que possuem, acima de uma sensibilidade bastante calma e pura, as três virtudes teologais, mas quase lhes faltam as virtudes morais de prudência, justiça, fortaleza e temperança. Há em suas almas uma espécie de nível intermediário que parece estar em falta.


É nesta área que trazemos aos nossos seguidores Fides et Ratio a importante obra do Padre Garrigou-Lagrange: As Virtudes Morais, armadura da vida cristã.



Após as considerações gerais que apresentam o conhecimento do organismo espiritual, o autor dedica cada capítulo a uma virtude específica, trazendo, em primeiro lugar, as quatro virtudes morais cardeais; depois, algumas virtudes acessórias que desempenham um papel importante na vida espiritual, como humildade, simplicidade e retidão; e, por fim, certas virtudes que se relacionam com os conselhos evangélicos: espírito de pobreza e obediência. Ao longo de todo o seu estudo, o Padre Garrigou-Lagrange enfatiza as funções de cada virtude na vida interior, ascética e mística, pois este é o objeto essencial da obra magistral da qual são extraídas as presentes considerações.


Uma atenção particular é dedicada à humildade, fundamento da vida espiritual. À luz de textos do Novo Testamento, um belíssimo capítulo nos leva a contemplá-la em nosso modelo, Jesus Cristo, Verbo Encarnado: humildade sublime conjugada a uma magnanimidade perfeita.


Os escritos do Padre Garrigou-Lagrange formam um conjunto doutrinal de excepcional qualidade. Ele se distingue na caracterização e diferenciação de cada uma das realidades evocadas, e ao explicar gradativamente suas articulações recíprocas. Ele encaminha o leitor à descoberta e à exploração da unidade orgânica da vida moral e espiritual do cristão.


Em fase final de diagramação, sua data prevista para término de impressão será o final do mês de abril. Assim lançamos sua pré-venda com um preço promocional.


Adquira essa obra e saiba aperfeiçoar sua vida espiritual!





186 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page